No primeiro dia do mês de outubro, o Bradesco alterou a nomenclatura dos cargos “Escriturários” e “Caixas”. Segundo o banco, a mudança não altera salário e jornada de trabalho desses empregados.
Com a mudança, os atuais Escriturários passarão a ser Agentes de Negócios e os Caixas serão Agentes de Negócios – Caixa. A alteração foi realizada em todo o país, com exceção ao Agente de Negócio – Caixa, que não existirá em algumas agências.
O Bradesco afirma que a mudança ocorre apenas para adequação da nomenclatura utilizada no mercado de trabalho. No entanto, haverá revisão de acesso dos escriturários a alguns serviços e também mudança no desenho da trilha de carreira, possibilitando atalhos.
Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, dar mais atribuições aos caixas só vai sobrecarregá-los, já que além de cumprir a habitual tarefa de lidar com dinheiro em espécie – atividade que exige muita atenção e responsabilidade – eles terão que vender produtos.
O Itaú e o Santander já colocaram em prática ideia semelhante, resultando em sobrecarga de trabalho e adoecimento dos bancários.
(Foto: Recentemente, o Sindicato denunciou o “inferno” que os trabalhadores do Bradesco enfrentam, como assédio, pressão por metas absurdas e ameaças de demissão.)