O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região realizou nesta terça-feira (7), um protesto na agência do Banco do Brasil localizada no Mary Dota. A manifestação teve temática de festa de aniversário em “comemoração” aos mais de dois meses sem ar condicionado na unidade. Pedaços de bolo foram distribuídos aos clientes e à população.
Há alguns meses, toda a fiação elétrica da unidade foi furtada e, em consequência disso, o sistema de refrigeração parou de funcionar. Desde então, a situação segue sem solução, causando transtornos aos funcionários, que têm trabalhado em condições impróprias, devido ao calor. A Norma Regulamentadora nº 17 do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), estabelece “índice de temperatura efetiva entre 20 °C e 23 °C” nos locais de trabalho onde ocorrem atividades que exigem atenção constante. Sendo assim, o banco está desrespeitando um procedimento obrigatório, fundamental à saúde e segurança dos trabalhadores.
Além dos empregados do banco, os clientes e usuários também têm criticado a situação, afinal, se já é ruim enfrentar filas e tempo de espera elevado para atendimento, em um ambiente fechado, sem ventilação e com aglomeração de pessoas, é ainda pior.
“Tapando o sol com a peneira”
Na tentativa de amenizar o calor de dentro da agência, o Banco do Brasil disponibilizou três climatizadores de ar. Contudo, os aparelhos apenas auxiliam na circulação de ar e são insuficientes para o espaço. Além disso, os dispositivos soltam mau cheiro, ou seja, mais prejudicam do que ajudam.
A entidade espera que, com esse protesto, o Banco do Brasil solucione definitivamente o caso. Confira a cobertura fotográfica completa da manifestação, clique aqui.