SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

BB aprova nova Tabela PIP, em mais uma vitória dos associados do Previ Futuro

22/04/2024

Bancos: Banco do Brasil

Compartilhe:

O Banco do Brasil (BB) aprovou a proposta que facilita o acesso à contribuição adicional 2B com uma nova Tabela Pontuação Individual do Participante (PIP) para os associados da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ). O projeto, agora, será apreciado pelos órgãos governamentais competentes. Só depois desta análise que os novos valores serão validados.

Com a revisão da Tabela PIP, os associados serão beneficiados com a possibilidade de, desde a adesão ao Previ Futuro, aumentar a contribuição e ter uma aposentadoria melhor no futuro. A colaboração pode variar de 1% a 10% do salário de participação e o banco contribui com o mesmo percentual que o associado.

A mudança permitirá que 30 mil bancários mudem de faixa de contribuição imediatamente. Lembrando que, destes, aproximadamente 15 mil sequer conseguem contribuir pela Tabela atual.

Reivindicação antiga

Há anos os trabalhadores do BB reivindicam a revisão da Tabela PIP. Desde que o plano Previ Futuro foi criado, em 1998, não houve alteração da metodologia de cálculo da PIP, mesmo após várias alterações nos planos de cargos e salários. Com isso, apenas executivos com altas receitas conseguiram obter 10% na parte 2B.

Esse percentual é calculado mensalmente por meio da PIP, considerando três fatores: crescimento salarial do participante, tempo de filiação ao plano e crescimento salarial médio anual dos funcionários do BB participantes do Previ Futuro.

Acordo Coletivo de Trabalho

A revisão foi uma conquista do último Acordo Coletivo de Trabalho específico do BB, firmado em 2022. Desde então, o movimento sindical tem pressionado o banco para que a implementação do novo critério seja concretizada.

O movimento sindical também requisitou, em fevereiro deste ano, que a mesma regra da Tabela PIP seja válida para os associados do PrevMais. O BB se comprometeu a analisar o pedido e dar um retorno o quanto antes aos representantes dos trabalhadores.

Notícias Relacionadas

Já virou novela! Único elevador em funcionamento da Regional do BB volta a quebrar

Banco do Brasil 21/11/2024

BB lucra R$ 9,5 bilhões no 3º trimestre de 2024, mas negligencia os principais responsáveis pelo resultado

Banco do Brasil 19/11/2024

MPT dá parecer favorável à ação de 7ª e 8ª de gerentes de serviço e módulo do BB

Banco do Brasil 11/11/2024

Newsletter