O Banco do Brasil apresentou as novas regras de designação interina (substituição temporária) para gerentes de relacionamento, gerentes de serviços e supervisores de atendimento, quando os funcionários desses cargos tiverem que se ausentar para o cumprimento de férias, abonos ou por motivos de saúde.
O pedido para acionar substitutos será possível somente para ausências programas para os períodos iguais ou maiores que 10 dias úteis consecutivos. A medida altera a Instrução Normativa (IN) 368-1 e amplia a designação interina para todas as funções de 3º nível gerencial. Por enquanto, ela vale apenas para as unidades de negócios, devendo atingir 21 mil funcionários.
O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região já cobrou do banco – durante reunião com a direção do BB, em Brasília – a ampliação da medida para todas as áreas e demais cargos. A substituição temporária é uma reivindicação antiga do movimento sindical. O BB retirou a regra em 2007 e, desde então, funcionários sofriam com a sobrecarga de trabalho gerada pela impossibilidade de um substituto liderar a função do colega ausente.