O Banco do Brasil divulgou comunicado interno, na quinta-feira (15), informando que os bancários que estão em home office, e não pertencem ao grupo de risco, poderão optar pelo retorno ao trabalho presencial a partir de hoje (20).
Segundo o comunicado, mesmo se os trabalhadores que optarem pelo retorno não terem completado as duas doses da vacina contra a Covid-19, eles poderão voltar normalmente, caso não façam parte do grupo de risco.
Uma pesquisa feita pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) com quase 13 mil bancários, divulgada no início de setembro, apontou que a maioria dos trabalhadores (77%) que passaram a atuar em home office não foram infectados pelo coronavírus. Por outro lado, 38% dos bancários que não estavam trabalhando remotamente foram contaminados.
Casos
No domingo (19), o Brasil registrou 239 mortes por Covid-19, totalizando a 590.786 óbitos desde o início da pandemia. Esse é o menor número de mortes registradas em um dia desde 22 de novembro de 2020.
Apesar da queda no número de mortes, o número de infectados apresenta alta. Desde o início da pandemia, 21.236.761 brasileiros foram infectados pelo coronavírus. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 34.282 diagnósticos por dia, o que resulta em uma variação de +64% em relação aos casos registrados na média há duas semanas.
Além disso, apenas 37% da população brasileira está totalmente imunizada contra a doença.
O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região irá acompanhar o retorno dos funcionários que estavam em home office e não permitirá que o banco pressione ou puna os trabalhadores que não optarem pela volta.