Após diversas mobilizações de sindicatos da categoria bancária, colegas de trabalho, organizações e companheiros de luta, o Banco do Brasil encerrou o processo administrativo contra Thais Menezes, bancária, militante da Intersindical e delegada sindical eleita pelos trabalhadores em seu local de trabalho, no Complexo do Banco do Brasil Verbo Divino, em São Paulo.
A decisão, sem punições, ocorreu em reunião realizada na terça-feira (7), entre representantes do Sindicato dos Bancários de São Paulo, da Gepes (gestão de Pessoas) e do Comitê de Administração do Cesup Plataforma SP.
O processo atacava a trabalhadora por estar combatendo as condições de trabalho precárias impostas pela direção do banco em plena pandemia do novo coronavírus. Thais fez várias denúncias e exigiu providências da direção do BB para proteger a vida dos bancários e terceirizados, mostrando que são muitos os que estão no grupo de risco e continuam sendo obrigados a trabalhar presencialmente, expostos ao risco de contágio.
O banco não atendeu o pedido da delegada sindical e passou a acusá-la de divulgar externamente o assunto nas redes sociais. Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, houve perseguição e ataque à livre organização sindical e seus instrumentos de luta.
Com o processo injusto encerrado, Thais agradeceu em suas redes sociais o apoio de todos que a defenderam e enalteceu a luta pelos direitos dos trabalhadores. “Jamais podemos aceitar os desmandos dos patrões e a imposição de condições de trabalho e de vida que ferem direitos. Por menor que seja, sobretudo nessa conjuntura que vivemos, podemos dizer que hoje é um dia vitorioso para os trabalhadores e para a defesa dos direitos e da vida dos bancários e de toda a nossa classe. Sigamos sempre firmes na luta em defesa da vida e das condições de trabalho!”, afirmou a companheira.
Vitória! Continuamos juntos na luta, Thais!