Mais de 250 funcionários do Banco do Brasil da capital paulista e de outras 16 cidades atendidas pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região foram diagnosticados com Covid-19 na última semana. A entidade recebeu relatos de 500 casos em todo o setor.
De acordo com o sindicato, um terço dos casos positivos teria ocorrido entre os empregados do BB que trabalham no Centro Empresarial São Paulo, na Zona Sul da capital. No local, funcionam áreas administrativas do banco, e também atendimento digital.
O aumento desenfreado de Covid-19 no Banco do Brasil provavelmente ocorreu após o descumprimento de protocolos sanitários por parte do banco, que alterou unilateralmente o item do manual do trabalho presencial, que previa o encerramento do expediente em locais onde um funcionário infectado permaneceu nas 72 horas anteriores.
“Ao manter atualizados os procedimentos em relação à pandemia de Covid-19, o Banco do Brasil reafirma seu compromisso com a saúde dos funcionários”, disse a instituição, em nota.
Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, é revoltante a situação da disseminação do coronavírus em todas agências do Banco do Brasil do país. Mesmo que haja casos de Covid-19 entre os trabalhadores, as unidades do banco não serão fechadas para receber higienização especializada e os funcionários continuarão exercendo suas atividades normalmente durante o processo, sendo duramente expostos ao risco de contágio. Não há como aceitar essa alteração que coloca em risco a saúde dos trabalhadores! Isso não é compromisso, é irresponsabilidade!