Na última quinta-feira (1), o Banco do Brasil autorizou, após pressão do movimento sindical, a compra de protetores de acrílico para mesas de atendimento e para os caixas. A medida visa preservar a saúde dos funcionários e dos clientes diante da pandemia do coronavírus.
Vale lembrar, que o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região também cobrou da Caixa Econômica Federal a mesma medida, que foi aceita no mês passado pelo banco e será fundamental para a proteção dos trabalhadores, principalmente nessa nova fase de pagamento do auxílio emergencial, que começará amanhã (6). O banco se comprometeu a instalar os protetores em 1,6 mil agências até 20 de abril, e em todas as unidades até 5 de maio.
Lei de obrigatoriedade
Em Santa Cruz do Rio Pardo, o vereador Carlos Eduardo Gonçalves, conhecido por “Professor Duzão”, apresentou à Câmara Municipal um projeto de lei que “dispõe sobre obrigatoriedade das agências bancárias a instalarem placas de proteção sanitária nos caixas internos e nas mesas de atendimento aos clientes”. O projeto, planejado pelo vereador juntamente com Fernanda Maragno Domingues, diretora do Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, ainda não foi analisado.
Em Piraju, o Sindicato apresentou à Câmara Municipal o mesmo projeto e incluiu no documento o pedido de implantação de medidores de temperatura nas portas das agências. O presidente da Câmara já demonstrou apoio na medida e dará continuidade à discussão ao longo desta semana.
O Sindicato segue buscando vereadores em diversas cidades de sua base territorial para que essa discussão também seja realizada e posteriormente, concretizada, fazendo com que bancários, clientes e usuários de todos os bancos tenham mais segurança.