Em assembleia realizada ontem (2), no Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, trabalhadores decidiram entrar em estado de greve até quinta-feira (5), quando haverá uma nova assembleia para decidir os rumos da campanha salarial da categoria.
No último sábado (31), a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) apresentou uma proposta acima da inflação: reajuste de 4,64% nos salários e demais verbas, ou seja 0,6% de aumento.
Apesar da Contraf-CUT declarar que é uma “conquista com ganho real” e defender a aprovação, o Sindicato é contrário. Diante de tamanha lucratividade dos bancos brasileiros, que tiveram em 2023 um lucro líquido de R$ 145 bilhões, a proposta é rebaixada e vergonhosa!
Nova assembleia
Sindicatos de todo o Brasil irão realizar assembleias entre os dias 4 e 5 de setembro. Como já era de se esperar, as assembleias da Contraf-CUT serão realizadas de forma remota/virtual. Para o SEEBBAURU, essa modalidade foi escolhida de forma intencional, para impedir a livre manifestação dos trabalhadores e da oposição.
O Sindicato de Bauru irá realizar uma nova assembleia no dia 5, às 19 horas (horário limite), para discutir o posicionamento do restante do país. Caso a categoria não aprove a proposta da Fenaban, na sexta-feira (6), a greve se inicia!