Nas últimas semanas, diversos bancários do Itaú da região de São Paulo foram contatados, ou até mesmo desligados, pela Gerência de Inspetoria do banco.
Os contatos e demissões ocorreram em razão de reclamações de clientes sobre a venda de produtos bancários. De acordo com o movimento sindical da capital, em alguns casos, os trabalhadores não deveriam nem mesmo ter sido acionados, já que as contratações de produtos foram feitas seguindo todos os procedimentos de segurança.
Além desses casos, também ocorreram demissões por descumprimento da Política Corporativa de Prevenção a Atos Ilícitos, a maioria após serem encontradas irregularidades em vendas de Consórcios e Seguros.
Penalização por práticas comuns
Bancários que foram demitidos nessas situações alegaram que foram penalizados por práticas comuns que, inclusive, são compactuadas por gestores. Segundo denúncias deles, muitas performances fora da curva não estão totalmente em conformidade com as regras, gestores fazem vista grossa e, quando alguma situação cai na Gerência de Inspetoria, um trabalhador é feito de bode expiatório e demitido.
Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, em geral, esses erros cometidos pelos trabalhadores são causados em consequência da enorme pressão para que as metas sejam alcançadas, principalmente com a implantação dos programas GERA, VAI e Evolui, que exigem ‘super performances’ a qualquer custo.
Diante disso, fica o alerta para que os empregados atentem-se as regras da instituição e, em caso de assédio moral (através da cobrança de metas abusivas), denunciem ao Sindicato: (14) 99868-4934. O sigilo é garantido!