O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região realiza hoje (12), às 17h30 (horário limite), uma assembleia para deliberação de apoio financeiro e escolha de participantes que irão ao II Encontro Nacional da Oposição Bancária, no Rio de Janeiro.
Será debatido o custeio de passagens aéreas, hospedagem e alimentação aos bancários da base territorial da entidade, que tiverem interesse em participar do evento.
Saiba mais
O Encontro ocorrerá nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, na sede do Sindsprev (Sindicato dos Trabalhadores da Saúde e Previdência Social), localizado na rua Joaquim Silva, 98 a, Lapa (RJ).
O objetivo é organizar a luta da categoria e definir estratégias para que as oposições consigam construir uma alternativa ao sindicalismo da Contraf-CUT, marcado por acordos rebaixados e conluio com os banqueiros. “Agora é hora de a categoria refletir sobre tudo o que aconteceu na campanha salarial e reagir”, diz trecho da convocatória (leia a íntegra aqui).
Novo comando
Há anos, o Comando Nacional tem reduzido e burocratizado as assembleias, principalmente, as que deliberam sobre o movimento grevista. A medida, além de enfraquecer as mobilizações, retira o direito dos trabalhadores de votar contra propostas nocivas e de lutar por melhores condições de trabalho e pela garantia de direitos.
A campanha salarial 2024, inclusive, foi marcada pela insatisfação dos bancários que desejavam e até mesmo entraram em greve, mas tiveram o movimento destruído pela Contraf-CUT. Diante dos lucros bilionários dos bancos, a proposta de aumento irrisório foi considerada como provocação pelos trabalhadores, que amargaram reajuste inferior a maior parte das categorias.
Em razão desse cenário insustentável, a oposição bancária também discutirá no Encontro a possibilidade de criação de um novo comando para que a categoria retorne ao caminho da luta e das conquistas.
Quem vai?
FNOB (SEEBBAURU, SEEB-MA e SEEB-RN); Oposição Bancária de Brasília, Pará, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Piauí, Ceará, Bahia; MNOB (Movimento Nacional de Oposição Bancária); AEBA (Associação dos Empregados do Basa); AFBEPA (Associação dos Funcionários do Banpará); Movimento Agora é Para Todos; MLC (Movimento Luta de Classes); Alessandro Oliveira (BB/João Pessoa/Paraíba); e Travessia.
Participe!