Na noite de ontem, dia 07 de dezembro, os participantes da assembleia realizada pelo Sindicato dos Bancários de Bauru e Região aprovaram a rejeição Aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Saúde Caixa. Cerca de 60 bancários da ativa e aposentados participaram da votação, que terminou com 55 votos contra a assinatura do acordo e apenas 3 favoráveis ao aditivo.
A proposta da direção do banco, em conluio com a Contraf-CUT, previa mudança na cobrança por dependente, que passaria a ter o valor mínimo de R$ 132 e máximo de R$ 480. Caso a alteração seja aprovada, o limite atual de 4,3% da remuneração também seria elevado para 7%, conforme o uso e a quantidade de dependentes.
Ou seja, trata-se de um acordo rebaixado, que prejudicaria principalmente os trabalhadores com menores salários. Outro problema apontado pela FNOB (Frente Nacional de Oposição Bancária) foi a falta de transparência em relação aos números do plano, que não foram apresentados antes da proposta para que a categoria pudesse tomar uma decisão com base em dados reais.
Rejeição
Outros sindicatos também já rejeitaram a proposta. Na base da Contec (Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito), 61% dos empregados da ativa, aposentados e pensionistas titulares não concordaram com a proposta rebaixada. O acordo também foi rejeitado no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte, Alegrete (RS), Pará e Porto Alegre (RS), bem como, pelo SEEB-RN.
Antes, a justiça já havia determinado a suspensão da assembleia virtual que estava sendo realizada pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. Na sentença, foi garantido aos trabalhadores seu direito a voz, previsto no estatuto da entidade, uma vez que pelo formulário online, eles só teriam direito ao voto. Mais uma manobra da Contraf-CUT contra os verdadeiros interesses dos bancários, de terem acesso à um plano de saúde digno, nos mesmos moldes do que era oferecido quando estes trabalhadores ingressaram na Caixa Econômica Federal.
Saiba mais sobre este assunto: https://www.seebbauru.org.br/noticias/saude-caixa-proposta-rebaixada-foi-rejeitada-em-diversas-assembleias-sindicato-realiza-assembleia-amanha-7-participe/