Depois de ficar suspenso pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), o Saúde Caixa voltou ao normal. Devido à restrição, muitos dependentes de usuários deixaram de ser incluídos no plano. A situação se regularizou depois que a Caixa melhorou a estrutura na Central de Atendimento e o número de reclamações diminuiu.
Em nota, a ANS confirma que a Caixa “não tem, no momento, nenhum produto com comercialização suspensa pelo Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento”. O programa é realizado a cada três meses pelo órgão regulador e se baseia nas reclamações de usuários sobre problemas relacionados à cobertura assistencial, como negativas de atendimento ou descumprimento de prazos máximos para a realização de consultas, exames e cirurgias.
A ANS também informa que o Saúde Caixa não se encontra sob regime especial, situação em que ocorre intervenção na gestão de uma operadora.
Ranking de reclamações
O Saúde Caixa ficou mais de seis meses no topo do ranking de reclamações da ANS. Chegou a descer para a terceira colocação, mas no momento em segundo lugar, atrás apenas do Postal Saúde, do pessoal dos Correios. O índice atual do Saúde Caixa é 7,04, enquanto a média geral do setor é 2,66.