Em 1969, nos Estados Unidos, 78 trabalhadores morreram numa mina, no estado da Virgínia, em decorrência de um acidente. A tragédia aconteceu no dia 28 de abril, e é por isso que a data se tornou o “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”.
Aliás, o mês de abril todo é dedicado à saúde e à segurança no trabalho, por iniciativa de um movimento chamado “Abril Verde”.
O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região apoia o “Abril Verde” e, assim como a Organização Mundial da Saúde (OMS), defende que saúde não é apenas ausência de doença, mas sim um estado de completo bem-estar: físico, mental e social.
É por isso que a entidade conta com uma médica do Trabalho, além de oferecer aulas de vôlei para mulheres (às quartas, das 18h30 às 20h30), convênio com a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e o SindBar (sim, boa música faz bem pra mente).
O Brasil é um dos países onde mais se registram acidentes de trabalho e a categoria bancária também concentra grande parte dos adoecidos. Triste.
(Bancários na Luta nº 26)