Quarta-feira, 22 de novembro de 2017
Últimas Notícias

Governo quer alterar estatuto da CEF para poder abrir o capital do banco


25/10/2017
Bancários na Luta, edição 10

O Conselho de Administração (CA) da Caixa Econômica Federal queria aprovar no dia 18 alterações no estatuto do banco, mas, por pressão dos empregados e do movimento sindical, adiou a votação. A principal alteração é a que transforma a empresa, hoje 100% pública, em sociedade anônima (S/A).

O banco alega que as mudanças visam apenas atender à Lei nº 13.303/2016, que entrou em vigor em 1º de julho do ano passado e que dispõe sobre o estatuto jurídico das empresas estatais.

Apelidada de "Lei de Responsabilidade das Estatais", a Lei 13.303 estabeleceu novas regras de administração para essas empresas ? incluindo as estaduais e municipais.

Os senadores autores do projeto de lei (PLS 555/2015) dizem que o objetivo era dar mais transparência e "profissionalizar" a gestão das estatais, mas, para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, esse é o discurso típico de quem quer mesmo é preparar o terreno para privatizar as empresas.

Assim, no dia 20, diretores da entidade fizeram um protesto em frente à agência Bauru. Sob o mote "Abertura de capital da Caixa é uma fria!", eles distribuíram picolés às pessoas, chamando a atenção para o futuro esvaziamento do papel social do banco, já que investidores privados não têm outra preocupação senão com os lucros e dividendos.




Os diretores também fizeram uma reunião com os empregados para explicar a real intenção do governo Temer com a abertura de capital e para desmistificar o papo de que oportunidades de ascensão surgirão com a transformação do banco em S/A.



O Sindicato alerta: somente com mobilização os empregados podem impedir a abertura de capital iminente. Bancos públicos são essenciais para o desenvolvimento do país e devem ser fortalecidos, não vendidos.


Sindicato dos Bancários e Financiários de Bauru e Região
Rua Marcondes Salgado, 4-44, Centro - CEP 17010-040 - Bauru/SP
Fone (14) 3102-7270 Fax (14) 3102-7272 - contato@seebbauru.com.br