Sábado, 21 de outubro de 2017
Últimas Notícias

Temer prepara Caixa para abertura de capital


29/09/2017
Jornal Bancários na Luta, edição 8

O jornal O Globo publicou na quarta-feira, dia 27, uma reportagem dizendo que 'o governo [Temer] está tomando medidas para tornar a gestão da Caixa [Econômica Federal] mais eficiente, com vistas à abertura de capital". Defendem a ideia integrantes da equipe econômica e da própria Caixa. Segundo o jornal, no entanto, a avaliação é que não há tempo hábil para realizar a operação no mandato do presidente Michel Temer, então "o plano é deixar tudo preparado para 2019".



A Caixa Econômica Federal passa por um desmonte terrível e segue sob a mira da privatização. Agora, o governo Temer está tomando medidas para facilitar a abertura de capital do banco, para isso, estuda limitar as despesas com pessoal, como os gastos com planos de saúde, por exemplo, a um percentual da folha de pagamento dos funcionários. Atualmente, não há um teto definido.
 
Ou seja, mais uma vez quem pagará a conta pelos rombos do governo será a população, com a perda de mais um bem estatal, e os bancários, que trabalharão em condições ainda piores.

A Caixa Econômica Federal teve lucro líquido de R$ 4,1 bilhões no primeiro semestre do ano, eliminou 5.486 postos de trabalho em 12 meses e já abriu neste ano dois programas de demissão voluntária para enxugar ainda mais seu quadro de funcionários.

Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, a preparação para abrir o capital da CEF não é um fato isolado. O governo Temer recentemente anunciou a privatização de mais de 50 estatais. Somente uma classe trabalhadora organizada conseguirá barrar esse ataque. Sindicalize-se!


Sindicato dos Bancários e Financiários de Bauru e Região
Rua Marcondes Salgado, 4-44, Centro - CEP 17010-040 - Bauru/SP
Fone (14) 3102-7270 Fax (14) 3102-7272 - contato@seebbauru.com.br