Terça-feira, 12 de dezembro de 2017
Últimas Notícias

Santander demitiu trabalhadora no dia em que ela voltou da licença-saúde


29/09/2017
Jornal Bancários na Luta, edição 8

No último dia 18, o Santander deu mais uma grande mostra do seu desprezo pela vida dos funcionários: demitiu sem justa causa uma mulher no mesmo dia em que ela retornou ao trabalho, depois de ter passado mais de dois anos afastada, sob licença médica.

Embora essa demissão chame mais nossa atenção, não foi a única levada a cabo pelo Santander nos últimos dias: outros três trabalhadores foram demitidos sem justa causa, o que é um absurdo diante do crescimento do lucro do banco no último semestre.

Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, a demissão do dia 18 fere a Convenção Coletiva (CCT) da categoria, já que a cláusula 27 garante estabilidade de 60 dias para quem tenha ficado afastado do trabalho por seis meses contínuos ou mais.

Outro agravante é que o médico do banco, apesar de ter autorizado a volta da mulher ao trabalho, elencou vários procedimentos necessários para uma readaptação saudável (retorno teria de ser gradual, com pausas de 10 minutos a cada 60 trabalhados, intercalando atendimento ao público com atividades administrativas, sem horas extras, entre outras restrições).

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região tentou reverter administrativamente a demissão, mas, infelizmente, o banco manteve seu posicionamento. Agora, a entidade vai ajuizar uma ação de reintegração, pois não é justo uma pessoa em recuperação não ter o apoio do seu empregador (que, afinal, foi o maior responsável pelo seu adoecimento).

O Sindicato repudia as demissões e ampliará sua agenda de protestos e paralisações no Santander. Nenhum trabalhador a menos!


Cláusula 27
Estabilidades provisórias de emprego

 Gozarão de estabilidade provisória no emprego, salvo por motivo de justa causa para demissão:

 (...)
 c) doença: Por 60 (sessenta) dias após ter recebido alta médica, quem, por doença, tenha ficado afastado do trabalho, por tempo igual ou superior a 6 (seis) meses contínuos;
 (...)


Sindicato dos Bancários e Financiários de Bauru e Região
Rua Marcondes Salgado, 4-44, Centro - CEP 17010-040 - Bauru/SP
Fone (14) 3102-7270 Fax (14) 3102-7272 - contato@seebbauru.com.br