Sexta-feira, 18 de agosto de 2017
Últimas Notícias

Caixa quer contratar TBs temporários


10/08/2017
Bancários na Luta, edição 02

No dia 3, a Caixa Econômica Federal alterou seu normativo RH 037, que trata especificamente dos bancários temporários. Entre as alterações está a possibilidade de contratar temporários para executar as atividades-fim do banco [veja ao lado um trecho da norma].

De acordo com a nova versão da norma, os trabalhadores serão contratados por meio de empresas especializadas na prestação de serviços temporários para realizar as tarefas de técnico bancário (TB) e não terão nenhum vínculo empregatício com a Caixa.


Norma RH 037 foi ?atualizada? para permitir a contratação de
bancários temporários, sem concurso

A norma não estipula a quantidade de temporários que serão contratados, apenas define que o número de contratações dependerá da disponibilidade orçamentária e dos resultados esperados pelo gestor demandante, com base no que for determinado pela Gerência Nacional do Quadro de Pessoas e Remuneração (Geper).

Porém, no dia 4, o Diário de Pernambuco publicou uma reportagem informando que a Caixa pretende contratar, sem concurso público, 10 mil bancários temporários, repondo, assim, o número de bancários que saíram nos últimos PDVs (planos de desligamento voluntário).

Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, essa alteração já é consequência direta da Lei das Terceirizações (Lei nº 13.429/17), que, inclusive, é citada no normativo. ?Essa alteração institucionaliza o subemprego dentro da Caixa?, afirma Alexandre Morales, empregado do banco federal e diretor do Sindicato.

A entidade está preparando ação judicial para tentar barrar a implementação do RH 037, já que o sigilo bancário deixa de ser preservado com a contratação de bancários temporários.
 
Concursados

Em contra ponto aos planos de Temer de desmonte da Caixa Econômica Federal, o Sindicato dos Bancários ajuizou mais três ações coletivas para aprovados no último concurso da CEF e que não foram convocados. Anteriormente, a entidade já havia ganho em primeira instância o direito à convocação de oito aprovados.

Exigimos o fim do RH 037 e que a CEF convoque os aprovados em seu último concurso! Não à terceirização!


Sindicato dos Bancários e Financiários de Bauru e Região
Rua Marcondes Salgado, 4-44, Centro - CEP 17010-040 - Bauru/SP
Fone (14) 3102-7270 Fax (14) 3102-7272 - contato@seebbauru.com.br