Segunda-feira, 11 de dezembro de 2017
HSBC

HSBC é condenado por rebaixar função de gerente ao voltar de licença médica


02/08/2016
Bancários na Frente, edição 15

O HSBC foi condenado a pagar indenização no valor de R$ 100 mil a um gerente  de uma agência em Varginha (MG), rebaixado pelo banco ao voltar de licença médica. O valor da indenização foi arbitrado na primeira instância, que condenou o HSBC por danos morais, e mantido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (MG).

Com mais de 27 anos de serviços prestados ao HSBC, sendo 11 na agência em que foi rebaixado, o bancário, ao voltar de seu afastamento por depressão e síndrome do pânico, teve sua função desprezada e foi colocado para trabalhar em um local onde cabia apenas uma pessoa, sem ar condicionado, monitorado por câmera de vídeo e sem qualquer contato com os colegas.

De acordo com o TRT, o bancário sofreu rebaixamento imotivado, passando a realizar funções meramente operacionais, em geral realizadas pelos caixas bancários.

O HSBC recorreu ao TST alegando que o TRT excedeu os valores rotineiramente arbitrados a título de danos morais em casos semelhantes. Porém, o relator do recurso, ministro Barros Levenhagen, considerou que o valor de R$ 100 mil foi razoável e proporcional, levando-se em conta a gravidade do dano experimentado pelo bancário e "a avantajada estatura econômico-financeira do banco e o caráter pedagógico inerente ao ressarcimento do dano moral".

Discriminação

As condições em que o trabalhador foi exposto foi determinante na condenação, pois comprovou a gravidade do dano também em razão do meio ambiente impróprio, e as condições físicas do novo local de trabalho, reforçando o intuito discriminatório do banco.

Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, o HSBC quis se vingar do bancário. Não é de hoje que o banco se demonstra frio e egoísta perante ao adoecimento de um trabalhador. Para ele, o bancário não pode adoecer e tirar licença médica, tem que trabalhar além da exaustão para fazê-lo lucrar mais e mais. ABSURDO!! 


Sindicato dos Bancários e Financiários de Bauru e Região
Rua Marcondes Salgado, 4-44, Centro - CEP 17010-040 - Bauru/SP
Fone (14) 3102-7270 Fax (14) 3102-7272 - contato@seebbauru.com.br