Segunda-feira, 24 de abril de 2017
Outros

Apesar dos lucros crescentes, bancos continuam eliminando postos de trabalho


Na Trincheira 361
14/12/2015

Conforme noticiou o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região/CSP-Conlutasna edição anterior deste jornal, os bancos eliminaram 6.319 postos de trabalho de janeiro a outubro. O número foi colhido pelo Dieese no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho.

Jornal da Cidade se interessou pelo assunto e publicou no dia 9 uma reportagem que abordou não apenas as demissões e os lucros, mas também a desigualdade da média salarial de homens e mulheres nos bancos. Além disso, colheu alguns depoimentos de clientes e usuários, que reclamaram, principalmente, do atendimento.

A reportagem do JC informa que, em Bauru, nos primeiros dez meses do ano, houve 107 demissões, sendo 52% delas solicitadas pelos bancários. No fim das contas, 71 vagas de trabalho foram fechadas. O número é bem maior que o de cidades de mesmo porte e mostra que os bancos estão sendo negligentes com Bauru.

Sindicato fez um levantamento mais amplo e atualizado -- levando em conta toda sua base territorial e chegando até esta primeira metade de dezembro -- e constatou que, na verdade, houve 181 demissões e pedidos de demissão na região.

O Banco do Brasil foi o grande destaque negativo, com 46 desligamentos, seguido de perto pelo Bradesco (39) e pelo Santander (32). O Itaú demitiu 27 e a Caixa, 17. Ainda entre os grandes bancos, HSBC e Safra demitiram, respectivamente, 7 e 5 empregados.

É importante lembrar que neste ano o BB e a CEF promoveram campanhas de demissão voluntária que tiveram boa adesão, mas também é preciso frisar que não repuseram as vagas que foram abertas.

Para o Sindicato, os bancos públicos deveriam dar o bom exemplo, pois a maior fonte de insatisfação entre bancários e clientes é a falta de funcionários, cuja causa direta é a demora no atendimento, a sobrecarga de trabalho e até mesmo doenças psíquicas. Mais contratações já!




Sindicato dos Bancários e Financiários de Bauru e Região
Rua Marcondes Salgado, 4-44, Centro - CEP 17010-040 - Bauru/SP
Fone (14) 3102-7270 Fax (14) 3102-7272 - contato@seebbauru.com.br