Quarta-feira, 28 de junho de 2017
Santander

Novo projeto do Santander legaliza acúmulo de função


02/08/2016
Bancários na Frente, edição 15

Sem qualquer negociação com os trabalhadores e como de praxe, visando somente seu próprio benefício, o Santander está implementando um projeto que vai acrescentar o papel de ?agente comercial? no dia a dia de alguns caixas, ou seja, está legalizando o acúmulo de função.

Em comunicado interno, o banco divulgou que o ?agente comercial deve alavancar os resultados da carteira de pessoa física e de pessoa jurídica e, em dia de pico, vai atuar como caixa?. 

Na informação, o Santander afirma ainda que possui aproximadamente 8 mil caixas em todo o país e que 10% deles serão escolhidos pela empresa para executar a nova função. 

Estrategicamente, o Santander implementa essa mudança em fases, começando no Rio Grande do Sul e Paraná, e chegando agora em São Paulo e Minas Gerais. Sendo feita de forma gradual, o banco deseja passar a impressão aos bancários de que não se trata de um ataque a categoria. No entanto, o banco não nos engana!

Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região/CSP-Conlutas esse novo projeto é ilegal  e vai sobrecarregar ainda mais os bancários, de forma que além de exercerem sua função, terão que exercer as atividades de outros cargos, ou seja, terão dupla função.

Essa dupla função irá se somar a outros problemas habituais da categoria, como o assédio moral e a cobrança excessiva de metas. A sobrecarga de trabalho e as cobranças irão se intensificar de tal forma que o trabalhador não saberá como cumprir a meta comercial quando tiver de ficar no caixa. Por isso, o Sindicato é completamente contra essa nova medida.  O problema de acúmulo de função no  Santander é antigo. A principal causa disso é  a falta de funcionários para atender toda demanda. Constantemente o Sindicato faz protestos para exigir novas contratações e nada é resolvido. Enquanto isso, trabalhadores adoecem com o acúmulo de função e clientes sofrem as consequências com as filas e demora no atendimento.

Sindicato dos Bancários lutará pela não efetivação desse novo sistema. É um absurdo que com tamanha lucratividade, os bancos insistam em demitir e sobrecarregar os bancários.




Sindicato dos Bancários e Financiários de Bauru e Região
Rua Marcondes Salgado, 4-44, Centro - CEP 17010-040 - Bauru/SP
Fone (14) 3102-7270 Fax (14) 3102-7272 - contato@seebbauru.com.br