Segunda-feira, 26 de junho de 2017
Banco do Brasil

Governo quer reduzir limite de pessoal nas estatais


13/03/2017
Bancários na Frente, edição 27

No dia 1º, o jornal Valor Econômico informou que "o governo deverá publicar novas portarias reduzindo o limite de pessoal nas estatais que fizeram planos de demissão voluntária ou de aposentadoria incentivada nos últimos meses". Entre essas estatais estão o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e os Correios (ECT).

Como se sabe, em dezembro o BB desligou 9.409 funcionários e agora a CEF está prestes a desligar 4.645 empregados.

Fernando Antônio Ribeiro Soares, titular da Secretaria de Coordenação e Governança de Empresas Estatais (Sest) do Ministério do Planejamento, disse ao jornal que no BB e na CEF haverá "zero reposição", e que os limites de pessoal vão diminuir na mesma quantidade de adesões aos planos de desligamento voluntários implementados recentemente.

Segundo a reportagem, "a ideia é aproveitar o enxugamento dos quadros pela saída espontânea dos funcionários para vedar formalmente a possibilidade de reposição por meio de concursos". Apenas a ECT poderá fazer novas contratações: 25% do total que deixou a empresa no PDV encerrado no mês passado (ao todo, foram pouco mais de 5 mil empregados).

Para o secretário, "as estatais precisam melhorar seus resultados, aumentar a produtividade e, principalmente os bancos, se adequar às mudanças tecnológicas".

Já para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, Fernando Soares deveria visitar as agências da CEF e do BB para conhecer a realidade dos bancários e clientes.


Fernando Soares, titular da Sest: 
"zero reposição" no BB e na CEF

Seis por meia dúzia

Michel Temer repete Dilma Rousseff. O Sindicato lembra que em 23 de dezembro de 2015 o governo Dilma publicou uma portaria de mesmo teor, estabelecendo que a CEF deveria ter, no máximo, 97.732 empregados, e o BB, 115.495. A ironia é que, na época, a Caixa havia acabado de assumir um compromisso 


Sindicato dos Bancários e Financiários de Bauru e Região
Rua Marcondes Salgado, 4-44, Centro - CEP 17010-040 - Bauru/SP
Fone (14) 3102-7270 Fax (14) 3102-7272 - contato@seebbauru.com.br