Sexta-feira, 28 de abril de 2017
Banco do Brasil

MPT cobra esclarecimentos sobre reestruturação do BB


03/01/2017
Bancários na Frente, edição 24

O Ministério Público do Trabalho (MPT) promoveu uma audiência para cobrar do Banco do Brasil esclarecimentos sobre seu plano de reestruturação, o que inclui a diminuição de 9 mil postos de trabalho, o fechamento de mais de 400 agências e um número ainda incalculável de descomissionamentos. A audiência de mediação aconteceu no dia 19 de dezembro, em Brasília.

Na ocasião, os representantes do MPT cobraram do BB, principalmente, a isonomia de direitos, pois os dirigentes executivos do banco, que também passam pela reestruturação, têm doze meses de salários garantidos através da VCP (Vantagem de Caráter Pessoal), enquanto que os outros comissionados têm direito a apenas quatro meses de "vantagem". Já os caixas não terão direito nem sequer a esses quatro meses... Por que a discriminação?

O MPT designou uma nova audiência para o dia 7 de fevereiro, e requereu que os representantes do banco levassem à direção do BB as seguintes propostas:

* extensão da VCP para os caixas;

* pagamento da VCP pelo prazo de doze meses para todos os afetados;

* criação de uma comissão com sindicatos para acompanhar o processo de recolocação dos excedentes;

* incorporação da comissão para aqueles com dez anos ou mais de exercício da função comissionada.

O MPT foi categórico ao afirmar a necessidade de transparência quanto ao processo adotado e a urgência na resolução de conflitos criados por um modelo que não foi amplamente debatido.

Bauru

Sindicato dos Bancários de Bauru e Região já ajuizou uma Ação Civil Pública (ACP), com pedido de liminar, na qual constam pedidos similares a esses que foram feitos pelo MPT. A liminar ainda não foi apreciada pelo juiz.

Sindicato também está em contato constante com a Superintendência Estadual do BB, discutindo caso a caso eventuais transferências e descomissionamentos.

O único sindicato que ainda tem uma liminar suspendendo o fechamento de agências é o do Rio Grande do Norte. 


Sindicato dos Bancários e Financiários de Bauru e Região
Rua Marcondes Salgado, 4-44, Centro - CEP 17010-040 - Bauru/SP
Fone (14) 3102-7270 Fax (14) 3102-7272 - contato@seebbauru.com.br