O novo Gerente Regional do Santander, responsável pela maioria das cidades que fazem parte da base territorial do Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, enviou nesta semana uma mensagem com cobrança de metas em um grupo de WhatsApp de empregados do banco.
Na mensagem, ele se demonstra indignado com a “produção” dos empregados, em razão de outras regionais terem resultados “bem maior”. Em tom autoritário, determina que eles alcancem a meta de, no mínimo, 7 vendas ao dia e afirma que, caso alguém esteja “desconfortável” com a imposição, ligue para ele (veja abaixo).
Ao tomar ciência do caso, o Sindicato ligou para o Regional e o repreendeu pela prática proibida pela Convenção Coletiva de Trabalho da categoria e também por liminar conquistada em 2020 pela entidade. Justificando a cobrança, o Regional afirmou que não sabia das proibições e que o erro não irá se repetir.
O Sindicato irá anexar a captura de tela no processo já existente contra o Santander, a fim de notificar o descumprimento da liminar à Justiça.
Liminar
Em 2020, o juiz Paulo Bueno Cordeiro de Almeida Prado Bauer, da 4ª Vara do Trabalho de Bauru, concedeu a liminar pleiteada pelo Sindicato para fazer com que o Santander pare de enviar cobranças de metas a telefones particulares dos empregados, conforme estabelece cláusula da CCT dos bancários.
O magistrado, inclusive, determinou multa de R$ 2.000,00, por cobrança e por empregado, em caso de descumprimento. Na época, diversos funcionários do banco denunciaram os abusos ao Sindicato
O Sindicato esclarece que o ato feito pelo novo Gerente Regional do Santander não é um caso isolado. A entidade, inclusive, já produziu uma edição especial do jornal Bancários na Luta sobre as cobranças de metas nos telefones pessoais dos empregados do Santander (veja aqui).
Estamos de olho!
Denuncie!
Para o Sindicato continuar intervindo em situações como essa, os bancários devem denunciar as cobranças de metas indevidas a algum diretor da entidade ou através do telefone: (14) 99868-4934. O sigilo é garantido!