O Santander anunciou, no final do ano passado, a transferência de áreas da SX Tools para Piracicaba. Os empregados deverão se inscrever para as vagas e, caso forem selecionados, terão que se mudar da capital para a cidade do interior paulista (191,2 km), sem nenhuma ajuda de custo.
Até o momento, não há informação sobre o que acontecerá com os funcionários que recusarem a transferência.
A SX Tools foi criada pelo Santander para amplificar a terceirização. No final de setembro, bancários que eram do Radar se tornaram terceirizados da empresa.
Burlar a tributação
Não é a primeira vez que o banco espanhol toma essa medida. A leasing da instituição financeira esteve sediada por um tempo em Barueri, município que cobra menos ISS do que a cidade de São Paulo, onde a direção do banco está estabelecida.
Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, o Santander tem intensificado a terceirização na instituição para pagar menos impostos e cortar custos trabalhistas. A consequência disso é a desvalorização dos trabalhadores e a precarização das relações de trabalho.
A entidade está preparando uma nova tese para o ajuizamento de ações individuais sobre transferências unilaterais. Saiba mais: https://www.seebbauru.org.br/noticias/sindicato-prepara-acao-para-pagamento-de-adicional-para-bancarios-transferidos-de-cidades-provisoriamente/