O descaso do Banco do Brasil com os oriundos do Banco Nossa Caixa (BNC) chegou ao ápice. Sem qualquer negociação com o movimento sindical, o Economus decidiu extinguir o Novo Feas, plano de saúde dos aposentados.
A extinção ocorrerá a partir de 8 de abril, sendo que, a partir do dia 9, as carteirinhas do plano deixarão de ser aceitas pela rede credenciada. No caso dos beneficiários internados em regime hospitalar ou domiciliar, a cobertura assistencial será mantida, com o atendimento garantido até a alta médica.
De acordo com o comunicado enviado aos beneficiários, a “alternativa” é que eles migrem para o plano Economus Futuro, que possui precificação individual e distinção de valor por faixa etária, ou seja, o plano é muito mais caro que o Novo Feas.
Foi informado ainda que caso os beneficiários tenham ações judiciais relacionadas ao plano que será extinto, o Economus comunicará o encerramento do plano nos autos de cada processo.
Reunião
Ontem (7), o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região e representantes do movimento sindical de diversas regiões do país se reuniram virtualmente com o Economus, para solicitar que o processo de extinção do Novo Feas fosse suspenso por 60 dias, e que fosse aberta negociação sobre o tema. A entidade ressaltou que o BB assinou em 2018 e 2020 acordos coletivos de trabalho que previam a implementação de mesas de negociação. No entanto, a diretoria do Economus não aceitou as reivindicações.
Diante dessa negativa, o Sindicato denunciou o caso ao Ministério Público do Trabalho, nesta terça-feira (8), para que a extinção seja barrada. Para a entidade, não é justo que repentinamente, em menos de um mês, os aposentados tenham seu plano de saúde destruído, após anos de contribuição.
Em casos de dúvidas relacionadas à extinção do Novo Feas, os beneficiários podem entrar em contato com o Departamento Jurídico do Sindicato, através do telefone: (14) 99868-4631.
Na foto, Andreza Bianchini Trentin, advogada do Sindicato responsável pela denúncia ao MPT, ao lado dos diretores da entidade, Paulo Tonon e Maria Emília Bertoli.
No canal do Sindicato no Youtube, há um vídeo sobre o tema. Clique aqui para assistir e não deixe de curtir e compartilhar!