O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região recebeu nesta sexta-feira (7), diversas denúncias sobre o desrespeito do Santander 004, que registrou quatro casos de Covid-19 e um suspeito, mas demorou a cumprir o protocolo de segurança e higiene.
Diante das denúncias, a entidade foi até a agência, onde também funciona a Regional do banco, localizada na Rio Branco, no Centro de Bauru, para cobrar o cumprimento do protocolo de higienização, antes que mais trabalhadores fossem infectados. Ao chegar na agência houve a informação que o Santander faria apenas o que está previsto no novo protocolo de Covid, que o banco adotou desde o dia 6. Portanto, a agência não seria mais fechada em casos positivos, não haveria higienização especializada, os funcionários não seriam testados e somente seriam afastados aqueles que trabalharam ao lado dos bancários contaminados.
Por conta dessa situação, o Sindicato também realizou um protesto na agência, denunciando o péssimo protocolo do banco em um momento de avanço da pandemia no País. Ao decorrer do protesto, um cliente do banco denunciou que não havia álcool em gel nas dependências da agência. Imediatamente, o Sindicato solicitou à Regional – com o carro de som – para que o produto fosse fornecido aos clientes, no entanto, o banco sequer respondeu à solicitação. A fim de solucionar rapidamente o problema, a entidade comprou unidades de álcool em gel e distribuiu no autoatendimento.
É inaceitável que um banco bilionário, como o Santander, não disponibilize álcool gel em lugares de fácil acesso e visualização a fim de evitar a proliferação da Covid-19 e demais vírus! Enquanto o banco continuar com essa postura irresponsável, mais trabalhadores e clientes serão infectados.