Desde o fim de outubro, o Itaú demitiu nove bancários em Bauru e região. Ocorreram demissões nas agências Centro, Praça Portugal, Getúlio Vargas e Avaré.
Como as demissões do Itaú já estão seguindo as normas da reforma trabalhista, as homologações não estão sendo feitas mais na sede do Sindicato dos Bancários de Bauru e Região. Ou seja, o banco deixou de ter a obrigatoriedade de informar a entidade quando ocorre uma demissão. Portanto, se o bancário demitido, ou algum colega de sua agência, não denuncia o desligamento, o Sindicato não fica ciente do ocorrido. Assim, o número de desligamentos pode ser ainda maior que as nove já identificadas até agora.
Embora o banco, informalmente, tenha justificado os desligamentos por conta da necessidade de aumento da produtividade, todos sabem que o Itaú está passando por uma reestruturação, com o fim da área operacional.
Desde o começo do ano, foram mais de 200 gerentes operacionais (GO) e gerentes-gerais comerciais (GGC) desligados no Brasil.
Em nível nacional, os números apontam que, apesar do grande número de demissões, o saldo da abertura dos postos de trabalho do banco é positivo. Entretanto, o principal alvo das contratações do Itaú nos últimos doze meses é referente à profissionais da área de tecnologia da informação (TI), já que nas agências é nítida a redução do quadro de funcionários.
Lucro
O Itaú totalizou R$ 19,72 bilhões de lucro líquido recorrente gerencial, que exclui efeitos extraordinários, nos nove primeiros meses de 2021. O resultado representa alta de 50% em relação ao mesmo período do ano passado.
No terceiro trimestre deste ano, o banco atingiu R$ 6,779 bilhões de lucro líquido recorrente, alta de 3,6% em relação ao trimestre anterior e de 34,8% na comparação com o mesmo período de 2020. Apesar desse resultado expressivo, o Itaú fechou 92 agências físicas e abriu sete agências digitais, em doze meses, totalizando 3.035 e 202 unidades, respectivamente.
Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, faltam funcionários nas agências do Itaú. Recentemente a entidade realizou atos nas cidades de Santa Cruz do Rio Pardo e Avaré.
O Sindicato, em breve, irá realizar protesto em Bauru denunciando à população as novas e injustas demissões do banco. A orientação é, em caso de demissão no Itaú, que o trabalhador entre em contato com o Sindicato pelo telefone (14) 99868-4934.