Bancários do Santander estão sendo pressionados a aceitarem acordo rebaixado de rescisão de contrato de trabalho, no Rio de Janeiro. De acordo com denúncias, o banco tem entrado em contato com os trabalhadores por telefone e pelo aplicativo WhatsApp.
A maioria desses funcionários são originários do Call Center Conexão Rio de Janeiro, que segundo o sindicato local foram retirados “às pressas e substituídos por terceirizados da SX Negócios, que também faz parte do grupo Santander”. Dentre os trabalhadores que estão sendo pressionados, estão bancários afastados por conta do adoecimento consequente de práticas da instituição, aqueles que se encontram em estabilidade pré-aposentadoria e até mesmo gestantes e mulheres que estão em licença-maternidade.
O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região lamenta essa postura assediadora do Santander, que tem como objetivo claro, forçar um acordo para que os bancários não consigam buscar seus direitos – como a reintegração – após perderem o emprego. Além disso, para a entidade, a contratação de terceirizados é uma forma do banco economizar às custas dos trabalhadores, pois eles passam a fazer serviço bancário, recebendo bem menos. Absurdo!