Nesta semana, a Cassi (Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil) realizou uma reunião com parte do movimento sindical e apresentou dados alarmantes relacionados à Covid-19 em bancários associados.
Segundo a instituição, desde março, ela já recebeu 126 mil solicitações de atendimento referentes à pandemia. Até o momento, foram 11.981 internações, sendo 2.753 em UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) e 452 participantes do plano faleceram vítimas da doença.
Os dados apresentados também mostram um aumento significativo de solicitações via Central de Atendimento nos últimos dias. Em julho a média de atendimentos era de 898 ao dia. Neste mês, a o número já chegou a 1.220.
Os bancários diagnosticados com coronavírus e que necessitaram de internações nos últimos meses têm entre 34 e 43 anos, comprovando o crescimento do contágio em adultos mais novos.
Por falta de leitos nas UTIs de diversas cidades do país, muitos associados com graves sintomas da doença são transportados de hospital para hospital, até conseguirem internação.
Até o momento, a despesa da Cassi relacionada aos casos de Covid-19 chega a R$ 611.538.000,00.
Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, infelizmente, esses dados irão aumentar ao longo dos próximos meses, já que a população não tem cumprido à risca o distanciamento social e as medidas de segurança e higiene. Além disso, com as agências bancárias lotadas e com as festas de final de ano, não há como frear a disseminação desse vírus que já matou tantos trabalhadores.
Por essa razão, o Sindicato já solicitou ao governador João Doria a inclusão dos bancários no Plano Estadual de Imunização. Além disso, a entidade planeja comprar mais testes rápidos para dar continuidade à testagem dos trabalhadores.
Lembre-se: a pandemia ainda não acabou! Preserve-se, use máscara de proteção e evite aglomerações!