Desde que foram incorporados pelo Banco do Brasil, os funcionários oriundos da Nossa Caixa lutam para ter acesso aos serviços da Cassi, a Caixa de Assistência dos Funcionários do BB. Como o banco não faz isso de bom grado, o caso foi parar na Justiça.
Inúmeros sindicatos e associações, inclusive o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, ajuizaram ações buscando esse direito para funcionários incorporados — não apenas os da Nossa Caixa, mas também os do Banco do Estado do Piauí (BEP) e os do Banco do Estado de Santa Catarina (BESC).
O movimento sindical já obteve vitórias em primeira e segunda instâncias, e desde 2018 o caso já se encontra no Tribunal Superior do Trabalho (TST). O julgamento nessa que é a última instância estava marcado para ocorrer hoje, dia 30, só que acabou sendo retirado da pauta.
Dessa forma, os funcionários incorporados terão de esperar ainda mais para ver a questão resolvida. Ainda não se sabe para quando o julgamento será novamente agendado.
Negociação paralela
Apesar dessa discussão no âmbito judicial, o movimento sindical segue tentando obter o benefício da Cassi para os incorporados pela via negocial.
A mais recente reunião com a Cassi para tratar do assunto aconteceu no dia 9. Entretanto, a Diretoria da Caixa de Assistência “argumenta não ter ascendência sobre o tema e remete o assunto ao BB, sem buscar em nenhum momento a solução, como se dela não fizesse parte”, segundo informou a Contraf.
Ou seja: no fim, é a Justiça quem vai acabar decidindo a questão.