Notícia do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região informa que “bancárias e bancários do Mercantil [do Brasil] de diferentes agências de todo o país estão procurando os sindicatos para denunciar as cobranças abusivas e a pressão por parte da área comercial do banco para cobrar um seguro de vida chamado ‘Seguro Mais Proteção’”.
“De acordo com as denúncias, isso vem acontecendo sem o conhecimento e o consentimento dos clientes, na maioria das vezes aposentados e pensionistas do INSS, com pouca ou nenhuma instrução, o que é uma prática considerada abusiva e ilegal pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).”
Denunciantes contam que, em casos de reclamações de clientes por causa do seguro não solicitado, “o Mercantil se isenta e passa toda a responsabilidade para o bancário que foi obrigado a repassar o produto sob ameaça de demissões”.
Ainda segundo eles, as cobranças são “praticamente de hora em hora através de vídeos, áudios e ligações para número privado”, e “as cobranças são feitas de forma agressiva e constante, o que eleva o estresse e o adoecimento”. Há até bancários que estão tendo pesadelos por causa da grande pressão para a venda de seguros.
Sindicatos e trabalhadores do MB reivindicam que não haja cobrança de metas durante a pandemia.
O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região recebeu denúncia de que o banco só está deixando um cliente entrar na agência quando há um funcionário para acompanhá-lo, justamente para o banco tentar empurrar seguro e outros produtos para a pessoa.
Avaré
Na semana passada, o Sindicato fotografou uma gigantesca fila no Mercantil do Brasil de Avaré. Ao mesmo tempo em que cobra tanto dos empregados, o MB não tem dado o respaldo necessário para um bom atendimento.
Na agência de Avaré, na ocasião em que as fotos foram feitas, havia apenas cinco funcionários trabalhando, por causa de demissão e também por causa da promoção de um empregado. Um desses cinco é de Bauru, cedido para a agência de Avaré.