Nesta semana, os sindicatos de Porto Alegre e de Curitiba obtiveram da Justiça decisões favoráveis em suas ações contra o Banco do Brasil, que no dia 27 começou a convocar os funcionários para o retorno ao trabalho presencial.
No caso da entidade gaúcha, a liminar impede o retorno apenas dos que coabitam com pessoas que fazem parte do grupo de risco da covid-19, mas no caso da entidade paranaense o juiz determinou que o BB se abstenha de alterar as condições de teletrabalho — ou seja: as coisas devem continuar como estavam.
O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região também já ajuizou ação civil pública contra o retorno dos que moram com pessoas do grupo de risco. Antes, a entidade já havia entrado como litisconsorte na ação ajuizada pelo Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Norte e, também, já havia pedido a intervenção do Ministério Público do Trabalho.
Assim, já são três as iniciativas do Sindicato contra as convocações precipitadas e unilaterais do Banco do Brasil. Estamos na luta para preservar a vida dos bancários!