Ontem (2), o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região recebeu denúncias de que o Banco do Brasil tem procurado funcionários para responderem uma pesquisa duvidosa, que questiona se os bancários são sindicalizados e qual a posição deles caso ocorra greve.
Segundo relatos, a pesquisa começa com perguntas sobre a relação dos funcionários com os superiores, a carga de trabalho e a remuneração. No entanto, posteriormente, as questões referentes à relação do trabalhador com o sindicato se tornam maioria, sendo nítidas as más intenções do banco, que chegou a questionar se o trabalhador confia mais no sindicato, ou na instituição financeira.
Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, essa pesquisa do banco é mal-intencionada e precisa ser investigada. Qual o interesse do banco em mapear a relação trabalhador/sindicato nesse momento? É importante lembrar que a data-base da categoria é 1º de setembro e por conta da pandemia de coronavírus, provavelmente, haverá uma campanha salarial completamente diferente dos anos anteriores.
O Sindicato alerta aos funcionários do BB, que denunciem qualquer tipo de intimidação, perseguição, pressão ou assédio. A entidade está à disposição para proteger e lutar pelos direitos e respeito dos trabalhadores da categoria.