Ontem (23), o Sindicato dos Bancários de Bauru esteve na agência do Itaú, localizada na Avenida Duque de Caxias, 19-09, paralisando a agência até o meio-dia e denunciando as péssimas práticas do banco que levaram ao infarto de uma bancária dentro da agência onde ela trabalhava há mais de 20 anos.
A pressão do Itaú é tão grande que a bancária passou mal após o almoço e, mesmo assim, continuou trabalhando até o final do expediente. Ainda se sentindo mal, a trabalhadora foi até o hospital e descobriu que teve um infarto durante sua jornada de trabalho. Prontamente, ela foi internada e sofreu um segundo infarto, tendo que permanecer em tratamento e observação por vários dias.
Para o Sindicato, esse não é um caso isolado. Os bancários estão entre as categorias que mais adoecem. O setor financeiro é responsável por 17,31% de todos os afastamentos motivados por depressão, 18,01% por transtornos ansiosos e 14,73% por reações ao estresse e transtornos.
“Os banqueiros lucram tanto quanto adoecem seus funcionários”, critica Roberval, funcionário do Itaú e diretor da sub-sede de Avaré.
(Bancários na Luta nº 35)