O ano de 2025 mal começou e o Santander já está prejudicando os bancários e clientes de Itaporanga: a agência da cidade será fechada no dia 3 de fevereiro. De acordo com informações apuradas por Roberval Pereira, diretor do Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, a agência possui apenas três funcionários e, felizmente, todos serão realocados.
A notícia sobre o fechamento surpreendeu o público, já que a unidade tem movimento considerável constantemente. Inclusive, em outubro do ano passado, o Sindicato precisou intervir após receber denúncias de que o banco estava funcionando com apenas dois funcionários. Na ocasião, mais de 30 clientes aguardavam atendimento e os trabalhadores estavam completamente sobrecarregados.
Prejuízos
Com o fechamento, os clientes terão que se deslocar até a agência mais próxima, localizada em Taquarituba. A viagem entre as cidades é de aproximadamente 40 min (38,6 km). Além de impor custos financeiros, perda de tempo e dificuldades logísticas, especialmente aos usuários mais idosos e aqueles com alguma comorbidade, o banco também prejudica a economia da cidade e os comerciantes locais, que se beneficiam do movimento da instituição.
No ano passado, o Santander fechou duas agências da base, sendo uma em Taguaí e outra em Bauru. A entidade pretende realizar no final de janeiro um protesto contra esse novo fechamento. Para o Sindicato, um banco que alcançou lucro líquido de R$ 3,7 bilhões somente no terceiro trimestre de 2024 não possui qualquer justificativa plausível para tal conduta.