O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região realiza em sua sede, nesta terça-feira (5), às 17h30 (horário limite), uma assembleia para os empregados do Santander deliberarem sobre o Acordo Coletivo de Trabalho – Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho; e o ACT para regrar o Programa de Participação nos Resultados Santander (PPRS), para os exercícios de 2024 e 2025. Os acordos já foram aprovados em nível nacional.
Entre as propostas, está a renovação integral das condições asseguradas pelo ACT, incluindo a manutenção das regras do PPRS, sem compensação na Participação nos Lucros e Resultados (PLR).
Pagamento PPRS
O PPRS referente ao exercício 2024 será pago em fevereiro de 2025, no valor de R$ 3.672,26. Já o de 2025, será pago em fevereiro de 2026, reajustado pelo índice da Convenção Coletiva.
Bolsa de estudos
O banco também propôs a concessão de 2.500 bolsas de estudo para primeira graduação, pós-graduação e MBA, e a isenção da coparticipação no plano de saúde para empregados com deficiência (PCD).
Suspensão de metas
Além disso, irá suspender as metas por 30 dias dos empregados que retornarem de afastamentos por doença, saúde ou licença maternidade superiores a 180 dias.
O Sindicato destaca que os funcionários, ao retornarem de uma licença, necessitam de um período adequado para se readaptarem à rotina e às demandas do trabalho. Essa necessidade se torna ainda mais evidente quando se considera que a pressão constante por metas aumenta o nível de estresse, afetando negativamente a saúde mental e física desses trabalhadores.
Contudo, para a entidade, mais importante do que suspender temporariamente as metas, é fundamental que o Santander pare de demitir esses trabalhadores. Inclusive, nos últimos dias, ocorreu uma demissão neste cenário. O caso será noticiado nos próximos dias.
A íntegra dos acordos será discutida durante a assembleia. Participe!
Atendimento psicológico
A entidade oferece atendimento psicológico gratuito aos bancários sindicalizados. Agendamentos através do telefone/WhatsApp: (14) 99868-5897.