O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região realiza nesta segunda-feira (9), às 18h30 (horário limite), uma nova assembleia para avaliar o cenário nacional da campanha salarial da categoria. Na semana passada, a maioria dos trabalhadores da base recusaram as propostas da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
Em contrapartida, em nível nacional, a proposta da Fenaban, referente à renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), foi aceita e o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do BB, apesar de diversas bases terem recusado, também foi considerado pela instituição como aprovado. Com isso, a CCT e o ACT do BB serão assinados pela Contraf-CUT amanhã (10). De acordo com o Banco do Brasil, a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) será paga três dias após a assinatura do ACT.
Caixa
A proposta de acordo apresentada pela Caixa foi intensamente recusada pelos empregados de todo o país. A expectativa é de que o acordo volte a ser negociado pelo movimento sindical e pelo banco durante esta semana. Na assembleia de hoje, no Sindicato, será definida uma nova data para deliberar a possível proposta.
Greve no RN e MA
Os sindicatos do Rio Grande do Norte e do Maranhão, que também fazem parte da FNOB (Frente Nacional de Oposição Bancária), já deflagraram greve nos estados. No RN, a greve do BB e CEF começa hoje mesmo (9) e no MA, as paralisações nos bancos públicos se iniciam na terça-feira.