O Banco Mercantil obrigou seus funcionários a fazer panfletagem nas ruas e avenidas de Belo Horizonte, para alcançar novos clientes. O movimento sindical local enviou um ofício ao banco no final de julho, questionando a prática.
No documento, os representantes dos trabalhadores ressaltam que o serviço de panfletagem não integra de modo algum as atividades dos bancários. A divulgação de informações, serviços e produtos da instituição deve ser feita por panfleteiros.
O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região repudia essa prática absurda do Mercantil. Há anos as instituições financeiras têm tratado os bancários como vendedores, exigindo vendas de diversos produtos e metas cada vez maiores. Colocar esses trabalhadores para entregar materiais promocionais nas ruas é descaracterizar e desvalorizar, ainda mais, as atividades inerentes à profissão.
Além disso, ao serem obrigados a fazer serviço fora da agência, os funcionários estão expostos a qualquer tipo de acidente e violência. Ou seja, caso ocorra algo do tipo, o Mercantil deverá ser responsabilizado e penalizado!