O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região realizou um protesto, nesta terça-feira (13), contra o fechamento da agência do Bradesco de Itaporanga. A unidade terá as atividades encerradas na semana que vem, no dia 23. O gerente geral da agência já foi demitido e está recebendo apoio da entidade.
De acordo com a instituição, os oito bancários da unidade serão realocados para Taquarituba, cidade localizada a meia-hora de distância (39 km). Os clientes também terão que se deslocar entre as cidades para conseguir atendimento, inclusive, desembolsando R$ 7,50 de pedágio na ida e na volta. O prejuízo fica ainda mais grave ao considerar que, a maioria dos clientes é composta por idosos e moradores de áreas rurais, ou seja, o fechamento é um verdadeiro infortúnio.
Os comerciantes locais também serão prejudicados pelo encerramento da agência. “O Sindicato considera esse fechamento uma atitude gananciosa e sem qualquer motivo. Os bancos ajudam a economia local, fazendo com que a população frequente mais os comércios em torno da instituição. Ou seja, todos terão prejuízo.”, declarou Paulo Tonon, diretor da entidade, durante o ato.
No segundo trimestre de 2024, o Bradesco encerrou 194 unidades. Já em doze meses, o banco fechou 277 agências. Até a última divulgação de resultados do banco, haviam 2.510 agências em todo o país. Para a entidade, um banco que lucrou R$ 4,716 bilhões somente no segundo trimestre deste ano, não tem qualquer justificativa para tal atitude.