O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região irá se reunir na quinta-feira (8), às 11 horas, com a Secretaria de Controle de Empresas Estatais (Sest), para cobrar a contratação de todos os candidatos aprovados no concurso promovido pela Caixa Econômica Federal em 2024.
O órgão governamental é responsável pelo limite do teto de contratados do banco público. Apesar do concurso deste ano ter recebido mais de 1,2 milhão de inscrições de candidatos e, desses, 6.124 serem aprovados em todas as fases, há apenas 1,6 mil vagas para Técnico Bancário Novo; 1,6 mil vagas para TBN para a área de TI; e 800 vagas para cadastro reserva (metade para cada cargo).
Tendo em vista a redução no quadro de funcionários de todo o país, após o Programa de Demissão Voluntária (PDV) deste ano, o Sindicato também irá exigir a ampliação do cadastro de reserva.
Sobrecarga de trabalho
No dia 7, o Sindicato presenciou uma situação na CEF de Lençóis Paulista que demonstra claramente a urgente necessidade de novas contratações no banco. Em pleno quinto dia útil e com a agência lotada de clientes e usuários, havia apenas um funcionário no caixa.
Ao ser questionada pela entidade, a direção do banco alegou que, recentemente, 4 trabalhadores foram desligados. Na tentativa de minimizar o caos da agência, um funcionário designado para atuar como “caixa-minuto” foi convocado, tendo que deixar de realizar suas outras funções, para assumir o caixa.
Para o Sindicato, é inaceitável que a Caixa continue sobrecarregando os funcionários dessa maneira, contribuindo ainda mais para o adoecimento. Basta!