Desde a semana passada, agências do Itaú de Bauru e região estão recebendo um questionário do CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) sobre assédio moral. O documento foi entregue sem qualquer explicação do órgão ou do banco, por isso, muitos funcionários estão com receio de responder honestamente as perguntas, com medo de retaliação.
O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região explica que esse questionário faz parte de uma investigação do Ministério Público do Trabalho. Para relembrar, em junho de 2023, o Sindicato denunciou ao MPT diversos casos de assédio moral no Itaú e os resultados dessa conduta abusiva, como o esgotamento e adoecimento dos empregados.
Nada mais que a verdade
O CEREST é responsável por fiscalizar e autuar empresas pelo descumprimento de normas de saúde e segurança do trabalho. Desta forma, o questionário faz parte dessa investigação e deve ser respondido de forma sincera, sem qualquer interferência de gestores, para que o órgão possa comprovar que, de fato, os funcionários do Itaú estão sendo assediados.
O documento tem caráter sigiloso, ou seja, não existe em nenhum campo de preenchimento informações pessoais do trabalhador. Caso algum bancário se sinta pressionado, ameaçado ou perseguido por um superior ou colega, a responder falsamente as perguntas, a situação deve ser denunciada imediatamente ao Sindicato, através do contato: (14) 99868-4934. O sigilo é garantido!