A DIPES (Diretoria de Gestão da Cultura e de Pessoas do Banco do Brasil) anunciou, no dia 20, novas medidas emergenciais destinadas aos funcionários e seus dependentes, vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul. O banco já havia anunciado outras ações no dia 10, quando, inicialmente, dados mostravam que 181 de trabalhadores, sendo 107 bancários e 74 terceirizados, foram impactados pelas tragédia no estado. Atualmente, esse número deve ser ainda maior.
Confira todas elas:
- Auxílio-moradia de até R$ 2.750 por mês, considerando prazo de 90 dias, aos trabalhadores que estejam impedidos de permanecer em suas casas em decorrência da calamidade pública;
- Prioridade da telemedicina da Cassi aos participantes do Rio Grande do Sul, especialmente àqueles em situação delicada de saúde, que estejam em home care, tenham mais de 60 anos ou realizem tratamento oncológico, por exemplo;
- Atendimento psicológico prioritário e ativo pelos psicólogos da Cassi também aos funcionários do RS. Essa medida inclui a parceria com a Wellz, para atendimento psicológico por três meses para até dois dependentes maiores de 18 anos;
- Distribuição de 1.000 pontos no Conexão para todos os prefixos do RS, garantindo o recebimento da PLR integral aos colegas;
- Suspensão do débito das parcelas de operações de CDC por dois meses, a partir do dia 20 de maio, aos residentes nos municípios em estado de emergência e/ou calamidade. A solução será automática, mas as pessoas que optarem por manter a operação atual, sem a suspensão dos débitos, poderão comunicar o banco;
- Carência de até 180 dias para pagamento da primeira parcela na renovação e contratação de CDC salário dos funcionários da ativa e aposentados;
- Previ: a entidade oferece aos participantes do RS a possibilidade de suspender as parcelas de contratos de Empréstimo Simples (ES), vigentes em 30 de abril, nas modalidades ES Rotativo e ES Finimob;
- Programa Certificação de Negócios: Em relação às certificações de investimentos (CPA 10, CPA 20 e CEA), dos funcionários do Rio Grande do Sul, a Anbima prorrogou automaticamente o prazo de vencimento previsto entre 6 de maio e 6 de setembro para 6 de outubro.
- Reforço no atendimento das redes de gestão de pessoas (Gepes), com prioridade aos funcionários do Rio Grande do Sul;
- Liberação do Programa de Assistência Social (PAS), um mecanismo de crédito do banco, voltado aos funcionários;
- Flexibilização de antecipação de férias para os trabalhadores do Rio Grande do Sul, em caso de solicitação pelo próprio funcionário;
- Abono 478, mecanismo interno para justificar as faltas em situações específicas, nesse caso por causa da situação de calamidade pública. Essa proposta também inclui a possibilidade do home office;
- Flexibilização do trabalho remoto;
- Adição de funcionários de outras localidades do país como reforço nas dependências do RS;
- Substituição de todas as funções gerenciais, em dependências do RS, para compor um comitê, com objetivo de estruturar e atender melhor as demandas;
- Adiantamento salarial, considerando a margem consignável de cada funcionário.
GEPES
O BB também informou que 17 equipes da Rede Gepes estão mobilizadas para auxiliar os trabalhadores e orientar os que são gestores. Os contatos são: 61 4003-5291 (capitais), 0800 88 15291 (outras regiões), além do WhatsApp BB Funci.
Canais de doação
As doações destinadas aos bancários e terceirizados do BB do RS podem ser enviadas das seguintes formas:
- PIX Solidário RS ([email protected]), organizado pelos colegas. As doações para este pix serão aceitas até esta sexta-feira, dia 24 de maio. A conta está em nome de Nádia Brugnara Soares, gerente geral da Gepes Rio Grande do Sul.
- Chave PIX: [email protected], criada pelo BB e pela Fundação BB.
O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região se solidariza com todos os colegas gaúchos e espera que o BB, assim como os outros bancos, tenham empatia e sigam fornecendo todo amparo aos funcionários afetados pelas enchentes.