Notícia atualizada em 27/3
O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região fechou, no dia 15, a Caixa Econômica Federal localizada na Vila Falcão, em Bauru. A agência teve a fiação furtada dias antes e, por isso, o ar-condicionado não está funcionando.
Sem o refrigeramento necessário e com a cidade registrando temperaturas na faixa dos 35ºC, o ambiente fechado virou um verdadeiro “forno”, expondo clientes e trabalhadores ao calor extremo. Diante dessa situação insustentável, Fernada Ortiz e Emerson Bastos, diretores do Sindicato, exigiram da direção da CEF o fechamento da agência e a liberação dos funcionários, até que o problema seja solucionado.
Novo furto e ladrão preso
Na madrugada de quinta-feira (21), a agência sofreu um novo furto. A Polícia Militar de Bauru prendeu em flagrante, um homem que escalou uma árvore em frente ao banco, passou pelo arame de concertina e invadiu a unidade para furtar fios. O ladrão foi preso antes de conseguir fugir com a fiação removida.
A agência reabriu no dia 26, mas ainda sem o funcionamento correto de todos os aparelhos de ar. O Sindicato segue acompanhando o caso
Condições dignas de trabalho
Ambientes com temperatura elevada podem resultar em desconforto físico, fadiga, diminuição da concentração e até mesmo desidratação e exaustão térmica.
Segundo a Norma Regulamentadora 17, do Ministério do Trabalho, a temperatura do ambiente de trabalho onde são executadas atividades intelectuais, como nas agências bancárias, deve ficar entre 20º e 23º, com umidade relativa inferior a 40%. O Sindicato, inclusive, utiliza dessa determinação para alertar os bancos da obrigação de respeitar a temperatura adequada e de fornecer um ambiente de trabalho com condições dignas.
Não arrisque sua saúde! Denuncie irregularidades como esta ao Sindicato! Ligue ou envie uma mensagem para o WhatsApp: (14) 99868-4934. O sigilo é garantido!