O Banco do Brasil anunciou que está lançando um novo modelo de agências, que trabalhará a integração física e digital da instituição. O “Ponto BB” será implementado, primeiramente, em Recife (PE). O anúncio foi feito durante evento com investidores.
Segundo Tarciana Medeiros, presidente do banco, o novo modelo segue a estratégia “omnichannel” (integração de canais). “O cliente vai chegar na nova agência e encontrar tudo o que encontra no aplicativo. Vamos ter produtos para além do ‘core’ bancário na agência”, explicou.
De acordo com a presidente, a capital do estado de Pernambuco foi escolhida para ser o primeiro lugar a implementar o modelo por ser um município diversificado, que reflete a riqueza cultural e étnica do Brasil.
O primeiro Ponto BB terá diversas soluções digitais (hologramas, robôs e cabines virtuais de atendimento), além de um espaço para integração com a comunidade e realização de eventos e palestras com conteúdos relevantes e temas ligados à cultura, tecnologia, ESG e esporte. Ao longo de 2024, também há previsão de outros pontos centrados nos temas agronegócios, turismo, empreendedorismo, universitários e shopping.
Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, a integração de canais faz parte da modernização e tem intuito de melhorar a experiência do cliente, no entanto, as ferramentas digitais não anulam o trabalho essencial dos funcionários nas redes físicas.
Apesar da transformação digital, parte da população ainda prefere o atendimento presencial. Essa preferência pode ser explicada por diversos fatores, mas o ponto de destaque é o fato de que no Brasil, 36 milhões de pessoas – principalmente idosos e pessoas negras – não têm acesso à internet.
Sendo assim, mesmo que o cliente busque atendimento virtual em uma agência física do BB, possivelmente, ele terá dificuldades para entender o funcionamento da plataforma, sendo necessária a ajuda de um bancário.