Na semana passada, um bancário oriundo do HSBC lotado em Pratânia, recebeu a triste notícia de sua demissão sem justa causa. Mesmo estando fora da base sindical do Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, o bancário não teve dúvidas: por anteriormente trabalhar em Lençóis Paulista, procurou ajuda na diretoria da entidade.
Prontamente, o Sindicato percebeu a injustiça da demissão, se baseando em um amplo histórico de doenças derivadas do trabalho (o bancário retornou de licença saúde a poucos dias) e pelo fato dele estar a menos de dois anos para conseguir se aposentar (Cláusula do Acordo da Fenaban prevê estabilidade pré aposentadoria), acionou o setor de relações sindicais do Bradesco.
Sem alternativas, já que estava ferindo sua própria Convenção Coletiva, o banco evitou uma futura demanda judicial e recuou na demissão do bancário. VITÓRIA!
O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região/CSP-Conlutas é uma importante arma de luta contra os desmandos dos banqueiros. Mantemos o princípio de ajudar todo bancário que nos procura, independente de sindicalização e de estar ou não em nossa base territorial.
Essa demissão não foi à toa. Os bancos costumeiramente demitem quem volta de licença médica. Isso não é justo!
A entidade possui um departamento de saúde, inclusive com uma médica contratada, para ajudar na prevenção e no tratamento de trabalhadores vítimas de doenças ocupacionais.