SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Caixa se compromete a realizar movimentações de empregados antes das novas contratações

14/02/2024

Bancos: Caixa Econômica Federal

Compartilhe:

A primeira negociação de 2024 entre o movimento sindical e a direção da Caixa Econômica Federal ocorreu no dia 6. Novo concurso público, PDV (Plano de Desligamento Voluntário), movimentação dos empregados antes das novas contratações e comprovação de PCD foram um dos pontos discutidos que tiveram resposta imediata do banco.

Sobre o concurso público, que será realizado neste ano, o movimento sindical pediu mais informações sobre o processo e questionou o número de vagas abaixo do esperado, considerando a urgente necessidade de novas contratações para suprir a alta demanda de todas as agências do país, principalmente em razão do PVD (Plano de Desligamento Voluntário). Quando o concurso foi anunciado, em janeiro, o banco informou que o processo ocorreria para preencher 4 mil vagas de nível médio. Também há previsão de abertura de uma seleção para nível superior, com 40 vagas.

A Caixa, por sua vez, apenas informou que o concurso e o PDV estão em fase final de aprovação junto a Sest (Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais) e ao Ministério do Orçamento da Gestão e Inovação, por isso, ainda não pode conceder informações detalhadas sobre os processos. Apesar disso, se comprometeu que não haverá qualquer tipo de pressão para adesão ao plano de demissão.

Movimenta.caixa

O banco também assumiu o compromisso de realizar a movimentação dos empregados antes das novas contratações. Os empregados devem manifestar interesse através do endereço movimenta.caixa, na intranet.

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região está à disposição desses trabalhadores, caso haja alguma dificuldade em relação à movimentação. O canal de denúncias da entidade é: (14) 99868-4934.

Comprovação PcD

A Caixa informou durante a negociação que, atendendo a reivindicação dos representantes dos trabalhadores, retirou a necessidade de empregados PcD (Pessoa com Deficiência) comprovarem a condição por meio de junta médica do banco. A partir de agora, será necessária apenas a comprovação por meio da apresentação de documentos.

Para o Sindicato, a medida já deveria ser regra há muito tempo. A obrigação de comprovar os impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, com junta médica do próprio banco é uma afronta e desrespeito com esses trabalhadores. O Sindicato, inclusive, tem dois casos no Judiciário envolvendo essa necessidade absurda imposta pela CEF.

Notícias Relacionadas

Vitória! TST mantém condenação da CEF ao pagamento de “quebra de caixa” aos empregados de Lençóis

Caixa Econômica Federal 19/11/2024

Sindicato vai iniciar fase de execução, buscando caixas e tesoureiros beneficiários

CEF amplia período de adesões ao PDV. Data-limite é nesta sexta-feira (22)

Caixa Econômica Federal 18/11/2024

CEF propõe seis critérios para empregados terem direito a 1 delta; Movimento sindical critica proposta e reivindica distribuição linear

Caixa Econômica Federal 13/11/2024

Newsletter