(Notícia atualizada em 7/2/24)
A reestruturação do Santander, anunciada recentemente, provocará diversas alterações nas funções dos trabalhadores. Agora, as unidades do banco contarão apenas com os gerentes de negócios e o gerente geral.
O GG terá responsabilidade exclusiva por uma agência e irá registrar os negócios feitos na unidade de atuação. Já os funcionários que desempenham funções como “Van Gogh” serão realocados, passando a atender em plataforma remota. Os PJs também terão uma plataforma própria.
Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, a nova reestruturação vai impactar ainda mais a sobrecarga dos funcionários e pode gerar mais demissões. Ao longo dos últimos anos, o Santander tem reduzido os cargos e alterado as funções dos trabalhadores, impondo a eles excesso de atividades, metas abusivas, ameaças de demissão e precarização. Neste cenário, os clientes também serão prejudicados, já que o tempo de espera para atendimento será ainda maior, sem o respaldo dos Van Gogh e PJs.
A entidade irá acompanhar todo esse novo processo e orienta os funcionários a denunciarem qualquer pressão do banco diante das mudanças. As denúncias podem ser realizadas via WhatsApp, SMS ou ligação, através do contato: (14) 99868-4934.
Demissões
Os impactos dessa nova reestruturação já começaram a aparecer na base territorial do Sindicato. Nos últimos dias, houve uma demissão em Agudos e outra na agência Altos, em Bauru. A entidade já está oferecendo apoio jurídico aos demitidos e pretende organizar uma manifestação para denunciar à imprensa e população os novos ataques do Santander.