O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região realizou nesta terça-feira (30), uma “festa” em comemoração à transferência da gerente Regional do Itaú, que praticou assédio moral contra os funcionários.
A festa ocorreu em frente à agência da Ezequiel Ramos, em Bauru. Bolo e salgadinhos foram distribuídos à população e aos clientes do banco, que logo no início da manhã enfrentavam uma enorme fila para conseguir atendimento.
A notícia sobre a transferência da Regional foi recebida com alívio pelos trabalhadores e Sindicato. Há mais um de um ano a entidade denuncia a conduta abusiva da Regional, que cobrava excessivamente o alcance de metas. As cobranças eram feitas até mesmo no período noturno, nos celulares particulares dos empregados, através de grupos de WhatsApp. A prática é proibida pela Convenção Coletiva de Trabalho da categoria. Ameaças de demissão e desligamentos sem justa causa também faziam parte de sua gestão.
O caso foi denunciado por diversas vezes à direção do Itaú, no entanto, o banco se limitava a dizer que conversaria com a Regional para “ajustar” essas práticas. Depois de tantas intervenções do Sindicato, inclusive junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT), finalmente, agora os funcionários que atuam em Bauru e região poderão exercer suas atividades sem sofrerem tamanha pressão e humilhação.
O Sindicato espera que essa transferência seja educacional ou seja, que de uma vez por todas, o Itaú aprenda que assédio moral não é uma forma aceitável de gestão, mas sim um mecanismo perverso que adoece mentalmente e fisicamente os trabalhadores.