A Caixa Econômica Federal informou que estornou, no dia 8 de janeiro, as tarifas cobradas indevidamente de empregados da ativa e aposentados. No início do mês, trabalhadores denunciaram ao movimento sindical que o banco havia cobrado tarifas na conta salário, como fornecimento de folhas de cheques, saque, DOC, extrato, entre outras operações.
A cláusula 19 do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) determina a isenção de tarifas das contas onde o empregado receba seus salários ou proventos (veja abaixo). Sendo assim, a cobrança foi irregular.
Em ofício enviado aos representantes dos trabalhadores, a Caixa explicou que “a execução dos procedimentos operacionais de migração das contas SIDEC para NSGD acarretou em algumas inconsistências nas marcações de isenção de contas para os empregados desligados”. A instituição informou que a isenção foi restabelecida no sistema em 4 de janeiro.
O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região orienta que os empregados da ativa ou aposentados que não tenham recebido o estorno dos valores cobrados indevidamente entrem em contato com a entidade, através dos telefones: (14) 99868-4631 e (14) 99867-8667.